segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dúvidas

Depois de algum tempo, venho aqui para expressar, primeiro, meus pêsames a família da modelo Mariana Bridi. Creio que não só nós do Espírito Santo, mas também o Brasil todo, deve está sentindo a mesma sensação.
E devido a este sentimento resolvi escrever sobre uma das coisas que mais me amedronta no Brasil.
Tenho percebido que a família em nenhum momento quis ou deixou entender que houve mais uma falha no sistema médico.
Mas fico me imaginando se teria sido diferente, caso o primeiro diagnóstico tivesse sido preciso em tal ocasião.
Sabemos em primeira estância que foi dado um laudo de cólicas renais, sem ao menos um exame que comprovasse tal situação.
Então fica o meu medo, o medo de chegar a um dia ficar doente, e ser medicado para um fim totalmente diferente ao que me seria necessário, fica o medo de chegar a perder um ente, por motivos de erros que não se devem acontecer quando se trata de vidas.
Mesmo sendo um leigo no que se diz a medicina, acredito que alguns procedimentos devam ser padrões, incontestavelmente então quando se trata de doenças com sintomas comuns.
É realmente difícil entender certas ocasiões, principalmente que os erros nessa área têm ocorrido, ou ocorrem, de forma periódica.
Então fica o meu receio, e expectativas que tais casos sejam melhores estudados, e se comprovado, que os “culpados” de tais erros, sejam afastados dos cargos, para que não possam lesar mais pessoas, ou como nesse caso, famílias.
Despeço – me de vocês com um desejo de que todos tenham a saúde necessária, para que não precisemos do sistema único de saúde do nosso tão amado país.
Abraços a todos, Turini – O Astronauta Terrestre.

3 comentários:

Marchi disse...

No SUS o descaso é grande mesmo, mas nos particulares da vida a coisa muda muito pouco, acho que poderiam adicionar uma matéria a mais na grade do curso de medicina, ela poderia se chamar humildade ou dedicação ao paciente. Tanto faz, lhes falta os dois mesmo.

JASON ROMANHA disse...

Jason!
A modelo que foi atendida aqui foi atendida no hospital reverente no caso de problemas nos rins, o que aconteceu foi que o laudo medico estava errado. Então a culpa não foi do sistema SUS, mais sim desse medico que comprou o seu diploma e sai ae medicando agente sem pensa nas consequencias...

Anônimo disse...

bem aqui vem eu, ler este "arrogante", que arrogante que nada, é mais um realista atento e preocupado com as questões sociais, mas um ser humano assombrado pelas mazelas humanas, mas um esperançoso almejando que as coisas mudem. enfim, você é normal. rs

tomara que todo ser humano desperte a consciência para estes temas e que o mundoum dia mude, e se não mudar por completo que mude pelo menos de opinião.

bjs