terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Injustiças e Corrupções

Devido a alguns incidentes não pude estar atualizando o blog com freqüência, mais aqui estamos nós de novo e hoje para falar de um assunto pra lá de especial.
Com muito pesar que esses dias em um supermercado tive a horrível sensação de como se aproveitam da boa vontade das pessoas para o mínimo de vantagem possível.
São pessoas que aproveitam da boa vontade das pessoas para furar filas, para roubar no troco, etc.
E então volto a tocar no assunto do autor da crônica anterior, onde o mesmo, deixa falado que brasileiro não é um povo honesto.
Sei que o mundo muda, mas resta lembra – me de uma época onde brasileiro tinha orgulho de ser trabalhador, tinha orgulho de ser honesto, época essa que nem sei se cheguei a presenciar, já que desde de quando me entendo por gente, vejo injustiças e trapaças.
Vejo um povo que perdeu sua dignidade nas mãos de políticos corruptos, vejo um povo que se acostumou com marginais, com batedores de carteiras, e que por medo ou receio acabam abrindo mão dos seus direitos e deixando que vários levem vantagens a suas custas.
Vejo um povo sofrido de abusos, de maus tratos, e que na maioria deles, levam muito mais do que seu tempo ou dinheiro, levam sua dignidade, sua honra, sua esperança.
Diante desses fatos não me sinto triste, me sinto envergonhado, me sinto revoltado, e porque não? Profundamente amargurado com as condições em que vivemos hoje.
É um absurdo lembrar que a grande parte desses acontecimentos são gerados por nossos governantes, aqueles em que votamos e elegemos para nos representar no poder.
Queria receber do bom velhinho esse natal a honestidade das pessoas que habitam esse país, e aí sim, poder ter a certeza que aqui é o lugar onde quero que meus filhos cresçam e tenham uma vida saudável.
Bom como no post anterior deixe claro que sou grande admirador de alguns escritores brasileiros, e será normal utilizar de algumas citações ou textos desses.
E resolvi então compartilhar com vocês de uma prosa que li a algum tempo atrás. Espero que gostem...
Atenciosamente Turini – O Astronauta Terrestre.

Só de Sacanagem
*Elisa Lucinda
Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

3 comentários:

A b e l disse...

Interessante sua crítica, concordo parcialmente. De fato os abusos atuais são grandes, é inegável a escalada de violência, moro em SP e vejo isto diariamente.

Contudo, dizer que é algo recente ou que o povo brasileiro já teve mais brio, já é controverso. Isto por que a nação ainda tem orgulho, ao meu ver, e a violência, corrupção etc, são problemas desembarcados com Dom João.

Enfim, é triste, mas imagino que haja solução. Se até o efeito estufa tem, qui ça este país!

Abçs,
Abel

Pádua disse...

A corrupção e os problemas é de muito tempo, só que o brasileiro sempre contorna as coisas com seu jeitinho.

Anônimo disse...

Otimo post, gostei muito da sua maneira de criticar,e gostei muito do texto tambem, foi muito bem encaixado com seus conceitos, parabens