segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

“Então é natal, e o ano novo também...”

E começa os preparativos para o fim do ano, as festas, as viagens, etc, etc, etc.
Ah não, o que esse cara vai falar agora sobre as festas do fim de ano? Impossível alguém que não goste das festas.
Realmente é impossível alguém que não goste das festas de fim de ano, impossível alguém que não goste de viajar nas férias.
Lógico que eu como todo e bom brasileiro que sou, adoro viajar, adoro festas e claro, adoro tomar uns golinhos de vez enquanto. Mas esse não é o problema. O problema é que não consigo me conformar com pessoas que ainda insistem em beber e dirigir.
E nessa época do ano é mais incrível ainda que as pessoas esqueçam que bebida e direção não é apenas perigoso, é morte.
Aqui no Brasil as pessoas já se conformaram com os acidentes dessa época, nessa época do ano, é montada operações para atendimento de vítimas de acidentes em todas as rodovias do país, é reservadas vagas em hospitais para esses tipos de traumas.
Mas por que isso? Porque ainda a maioria da população ainda insiste em dirigir bêbados.
No dia 21/07/08 no Brasil entrou em vigor a “lei seca”, aquela lei que trouxe muita polêmica para os motoristas, aquela lei que apenas no primeiro dia de execução aprendeu milhares de motoristas embriagados em todo país. A mesma lei que liberou mais de 60% de dos leitos hospitalares.
Ficou mais do que provado que a tal salvou milhares de vida no Brasil todo.
Mas o que nos resta esperar então, que as festas do fim de ano estão à salva, e que as pessoas poderão ir e vir sem grandes problemas.
Claro que poderíamos esperar isso, se aqui não fosse o país da corrupção, se as pessoas tivessem consciência que ao sentar atrás de um volante embriagado, não é apenas a sua vida que esta em jogo, mais sim a vida de outras pessoas.
Mas sempre se da um jeito por essas bandas, sempre se paga uma propinazinha aqui, se pega um retorno ali, se liga pra um taxista lá.
Poxa gente, vamos ter mais consciência que agente precisa mudar esse quadro, vamos tomar consciência que podemos evitar grande parte dos acidentes, vamos cobrar mais da nossa justiça, vamos denunciar, vamos revezar os dias de beber para chegarmos com segurança em casa.
Se cada brasileiro fizer sua parte, podemos mudar o numero de mortes que acontecem por aí, e quem sabe não muito longe, pegar um jornal depois do réveillon e ver ZERO número de mortos.
Então fica aqui o meu apelo para que todos tenham um pouquinho mais de consideração com sua vida e com a do próximo antes de resolver encher a cara e dirigir.
Boa festas a todos, abraços.
Eder Turini – O Astronauta Terrestre.

2 comentários:

Fabiane Lima disse...

Ei, Dédo!
Cada dia acho que seu blog está melhor... adoro ler seus textos!
Olha, esse assunto que vc abordou me deixa bem triste...
Convivi de perto com pessoas que foram vítimas (fatais) de acidentes de trânsito em consequência de embriaguez...
Fico me lembrando de quando a Lei Seca foi aprovada. Fiquei abismada com a quantidade de pessoas que reclamaram, criticaram e até falaram em dar um jeito de burlar a lei. É inconcebível! Uma lei feita para salvar vidas e as pessoas achando ruim??
Primeiramente, acho que se as pessoas tivessem um pouco mais de consciência a lei nem precisaria ser criada, acho que o bom senso deveria partir de cada um.
Mas mesmo com a lei, ainda tem gente q dá o famoso "jeitinho brasileiro", e isso é ainda mais triste, porque as pessoas não se dão conta das vidas que estão pondo em risco.
Sim, porque em muitos casos oq a gente vê são justamente vítimas que nada tinham a ver com o motorista embriagado. Crianças, pedestres, idosos são as maiores vítimas.
É triste imaginar q a gente sai pra se divertir e pode não voltar pra casa porque o táxi que a gente está pode cruzar com o carro de um motorista bêbado e acabar com a nossa vida.
Triste também é ver pessoas q ainda aceitam andar com pessoas sem condições de dirigir; caramba; pra mim é aceitar a morte... que seja o pai, irmão, namorado, amigo de infância, tente convencê-lo a não dirigir; se não conseguir, pelo menos tenha a consciência tranquila de q tentou, mas se recuse a entrar na estrada da morte (literalmente) tb. Oras, vá de táxi, esqueça a mordomia e ande de ônibus, seja o que for, mas recuse.
Outro ponto muito triste são os donos de bares, restaurantes e afins reclamando do prejuízo que tiveram. A que ponto chegamos?
Então é preferível continuar tendo lucros e ver os "melhores clientes" morrendo, matando pessoas a criar uma campanha de conscientização nos próprios bares?
Não se morre ficando um fim de semana sem beber pra servir de motorista para os amigos.
É, chegamos ao cúmulo de não aceitar oq é melhor para nós, para nossa vida.
Preferimos nos orgulhar de conseguir furar uma blitz, de subornar um guarda ou um policial.
Orgulho seria ler o jornal com zero mortes no trânsito!
Beijos pra você, cunhado!

Anônimo disse...

Ok, vou aceitar o conselho, não vou dirigir.