quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vamos celebrar a estupidez humana!!!

Resolvi falar hoje de um assunto que já venho a bastante tempo pensando em como dizer...
Sei que será um dos assuntos mais polêmicos aqui falados, até porque quando se trata de polícia e sempre a mesma história, pessoas contra e pessoas em prol.
Concordo que até eu mesmo fico confuso em o que dizer de certas situações, seria bem fácil quando tinha meus 15 anos, no auge da rebeldia, falar que polícia era todas erradas mesmo, e que nenhum salvava, mas hoje com as experiências vejo que devemos aprender a separar o joio do trigo.
Hoje as maiores críticas contra a força da Polícia, principalmente a Militar, é que os policias estão despreparados para estar atuando na rua, que os policias estão sendo treinados para atirar primeiro e perguntar depois, ou ainda que não saiba identificar um criminoso de um cidadão.
Já eu creio que um policial que passa 2 anos estudando táticas antes de ir para o combate não teria mais nada do que aprender. Então o que está errado na polícia atualmente? O que está errado é que policial também tem sentimento, policial também sente raiva, também sente cansaço, policial também fica estressado.
Policial também é ser humano como eu ou você, só que policial é diferente de você que trabalha sei lá, com informática, roupas, sapatos, carros, bicicletas, etc. Um policial trabalha com uma arma e também com vidas.
Concordo também que nem todos que entra para uma dessas forças estão interessados no trabalho real de proteção das pessoas, mas entram pensando em propinas, roubos, chantagem, etc.
Mas para mim a solução não seria apenas mais treinamentos para esses profissionais, mas sim, um trabalho motivacional, um salário mais justo, um apoio. E claro também que para os não vocacionados um punimento mais severo, com direitos a expulsões e prisão.
Também seria necessário armamento especializado para determinadas tarefas, como por exemplo, arma de efeito paralisante, munição de borracha, entre outros que já é possível para a tecnologia nos proporcionarem.
Não digo que todo policial é bonzinho ou que agiu certo, mas sim que existem injustiças e casos e acasos. E antes de julgamos peço então que nós brasileiros como tais, voltemos a cobrar mais dos nossos governantes, voltemos a cobrar mais das pessoas que estão aí para nos proteger, mas sem esquecer que antes de julgar determinados assuntos vamos avaliar a verdadeira realidade que ouve em determinado caso, antes de aceitar o que nos é colocado pela mídia e meios de comunicações.
Despeço-me por aqui.
Atenciosamente Turini – O Astronauta Terrestre.

4 comentários:

Fabio Christofoli disse...

a policia é só uma parte da sociedade...se vivemos em uma sociedade corrupta a policia vai ser corrupta...tudo vai ser contaminado...

acho que os caras são seres humanos como tu disse, tem necessidades, tem desejos, erram e mto

eu ainda acredito em policial que honra afarda, mas odeio a maioria..ja vi mto abuso, ja sofri abuso...

mas sei q poderia me colcoar na situaçã odeles...ganhando pouco e arriscando a vida por menos ainda...

é dificil de julgar ou dar opiniao

Gisela Melloso disse...

Sim, acho tb que eles devem ser motivados mesmo, acho tb que na atual situação o atirar primeiro acaba sendo por medo, é tanta violência que realemnte ta dif´´icil saber quem é bom e que é mal.
Quanto ao lutar e cobrar, creio que ai complica Turini, vivemos em um país que não se luta por nada, não se briga por nada, não se cobra direitos... o brasileiro infelizmente é acomodado, triste mas é. Na Grécia estão nas ruas e 1 semana por suposto roubo do governo e pela morte de um estudante, AQUI no Brasil, morre gente todo dia, rouba-se feito louco e nada acontece. O começo de tudo é mudar a cabeça humana - brasileira e ai sim tentar mudar algumas coisas por aqui!!

Parabéns pelo post, muito bem colocado.

Abração

Ana disse...

cara nosso pais esta uma vergonha... o ser humano esta cada vez mais corruptivel...
mas há excessoes, nao podemos esquecer...

http://appstf.blogspot.com/

Cinéfilo disse...

Assim como eu tenho minhas responsabilidades como profissional (e sinto raiva, medo, ódio, amor, etc.), um policial também tem as suas.
Deve ser cobrado, sim, com todo o rigor, por aqueles que, direta ou indiretamente, finanviam seu trabalho em todos os níveis.
A eles não é permitido errar tão grosseiramente. Trabalham com vidas - e ponto. Precisam ser criteriosos.

Abraço.