segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Humanos

Antes do próximo post, queria dizer que está cada dia mais complicado achar um assunto, então, por isso a demora entre um post e outro.
A cada dia fico mais admirado com a ignorância das pessoas que nos cercam. É muito fascinante saber que em pleno século XXI ainda existam pessoas tão obtusas ao ponto de serem preconceituosas.
No cenário da diversidade que nos cerca, ainda encontramos os preconceitos mais absurdo que nos pode existir, além claro, dos novos preconceitos que nos aparecem a cada dia.
Porém com o que mais fico abismado e com a forma que isso é imposto.
Existem pais que ensinam para os filhos atos preconceituosos, piadas racistas encontram se por todas as mesas de bares e confraternizações, pessoas que acham que por terem apenas uma cor diferente de pele, ou por não ter sido vítima de algum problema genético ou de má formação, seja superior.
Creio também que existam várias pessoas que gostam de tirar vantagem disso, hoje se encontra vários processos em andamento devido a vítimas de preconceito. Índios que dizem terem sido vitimas de destrato, negros que foram desmerecidos, pessoas que sofreram abusos verbais devido à estatura, deficiência, etc.
Do meu ponto de vista o preconceito só acontece quando a parte a que foi sofrida se sente menos capaz de revidar.
Se sente menos importante a quão o fato.
Imagine você passando na rua e alguma criança te chama de Preto? O que você faria? Iria entrar com um processo na justiça contra a mesma? Iria leva – la a nocaute? Nada, iria rir, porque isso seria uma ingenuidade vinda de um ser que apenas transparece aos fatos que lhe e visível.
Então o problema não é as pessoas ficarem criando palavras para expressar sua raça, sua deficiência, sua diferença.
Vivemos em um país onde a mistura de classes sociais, a mistura de raças, é real, e com toda certeza, se você for parar para analisar sua árvore genealógica, irá encontrar negros, índios, brancos, surdos, mudos, etc e tal.
Temos sim que mudar nossos princípios, aquele que nos foi posto pelo bisavô, e para isso, não vai adiantar ficar criando mais problemas ou discussões.
Temos que aceitar que existem sim diferenças entre raças, entre pigmentação de pele, entre regiões. Mas não existem diferenças entre as capacidades de um ser humano.
Então vamos mudar nossos princípios, vamos educar nossos filhos para que eles cresçam sabendo que iram encontrar diferenças, mais que isso não lhe dará o direito de se achar superior, ou inferior, porque por dentro, somos todos iguais.
FIM


Aproveitando também pra dizer que esse deverá ser o último post do ano.
Então me despeço de vocês desejando um feliz natal, e que as graças que almejamos sejam alcançadas e que não nos esquecemos do verdadeiro propósito do mesmo. E que o ano novo possa ser não apenas mais um ano, mas um ano de mudanças e de melhorias, sejam em que aspecto ou proporção deseje.
São meus votos para todos, Turini – O Astronauta Terrestre.

Um comentário:

vitor Marques disse...

é verdade em pleno seculo xxI ainda existe pessoas preconceituosas
deveria exitir um movimento, diga nao a descriminação
xd